Campanha

Campanha

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Rinoceronte Branco


    Rinoceronte Branco – Curiosidades

   Depois do elefante, é o maior mamífero terrestre, com 2 metros de altura, 5 metros de comprimento e 4 toneladas (4.000 kg, massa). Tem dois chifres, dos quais o anterior mede até 1,50 m de comprimento.

    Apesar do nome, o rinoceronte-branco é cinzento. Ainda restam 20.160 indivíduos nas savanas de Botsuana, Namíbia, África do Sul, Suazilândia e Zimbábue.

  


  Spa de lama:
Todos os rinocerontes adoram um bom banho de lama. Apesar dos cerca de 2 a 4 cm de espessura, a pele de um rinoceronte é sensível. A lama depois de seca, mantém a pele fresca, protege-a das picadas de insetos, e das queimaduras solares.

  

  Menu de peso:
O enorme consumo diário de alimentos para sustento do seu corpo maciço, não inclui carne. Os rinocerontes são animais herbívoros e o seu menu diário é composto por cerca de 100 kg de ervas, caules, ramos e folhas. Conforme a disponibilidade de água, podem selecionar os alimentos que mais o hidratem.

  A paciência tem limites:
São animais calmos e pacíficos que evitam o confronto físico. No entanto, em disputas territoriais, pelo acesso a fêmeas ou quando ameaçados, podem investir. A investida é veloz já que o seu corpo pesado é também muito forte e musculoso. Quando perturbado, um rinoceronte pode investir a 45-60 km/h e mudar rapidamente de direção.

  A importância do WC:
Jatos de urina e amontoados de fezes são de extrema importância para a vida social dos rinocerontes. Na verdade, servem para delimitar territórios e deixar informações a outros rinocerontes. O cheiro espalhado é identificativo de indivíduos e informa, por exemplo, um macho, de que há uma fêmea nas proximidades, pronta a acasalar.

 São consideradas espécies ameaçadas, embora tenha pouca utilidade para o homem, ele é perseguido desde o tempo das cavernas. Acreditavam que seu chifre pudesse dar a juventude eterna, mas nenhuma parte de seu corpo é medicinal, por causa dessa crença, muitos rinocerontes foram exterminados. Única coisa utilizável para o homem, é sua pele, que é usada na confecção de escudos e calçados.

  É um animal de pobre reprodução: apenas um filhote, depois de uma longa gestação de dezessete meses, o filhote pesa 25 kg e alimenta-se de leite materno até os dois anos de idade. Ao completar cinco ou sete anos, já é adulto e passa a viver sua própria vida.

  


   Sobre o focinho, há duas estruturas semelhantes a chifres, com a frontal sendo mais longa, tendo em média 60 cm, mas podendo chegar a 1,5m. São estruturas formadas por várias camadas de pelos queratinizados, diferentes dos cornos dos bovídeos, formados de queratina com um núcleo de osso; e dos chifres dos cervos, formados apenas de osso.

  Comumente formam grupos de 10-14 indivíduos, composto em sua maioria por fêmeas. Os machos adultos, normalmente são solitários e marcam seus territórios com fezes e urina.

  A maturidade sexual é alcançada aos 6-7 anos para as fêmeas, e 10-12 anos para os machos. A gestação dura entre 16 e 18 meses, com o nascimento de apenas um filhote,
  A população de rinoceronte branco está ameaçada, entre outros motivos, pela caça ilegal por causa da grande procura pelos seus chifres, sobretudo na China, onde são apreciados dentro da medicina tradicional.
  A Fundação Internacional Rinocerontes indicou que, desde 2006, 2.000 animais da espécie morreram na África pelas mãos dos caçadores, enquanto o crescimento de sua população chegou os níveis mais baixos em várias décadas. Segundo os analistas, a caça ilegal superará a taxa de natalidade dentro de pouco tempo se manter esse ritmo atual, com 300 animais mortos a cada ano.
  O rinoceronte branco foi catalogado como espécie "quase ameaçada" pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), embora a subespécie do Norte possivelmente poderia ter sida extinta em estado selvagem, já que o último animal foi visto em 2006.
  

Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário