Campanha

Campanha

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Macaco Barrigudo

  MACACO-BARRIGUDO
   


  O macaco-barrigudo (Lagothrix lagotricha) é um primata que habita florestas úmidas e primárias inundadas e não inundadas, na região da Floresta Amazônica brasileira, colombiana e venezuelana. É um animal que possui uma coloração pálida, marrom escura ou cinza, puxando para o preto.
  A pelagem do macaco-barrigudo é curta e espessa, podendo ir do cinza ao preto. As orelhas pequenas e a cabeça redonda, inteiramente coberta dos mesmos pelos curtos, dão-lhe uma fisionomia inconfundível. A cauda, comprida e forte, tem uma placa pelada do lado de dentro, perto da ponta.
  Alimentam-se principalmente de frutas, mas também comem sementes, gomas, flores e alguns insetos. Em cativeiros alimentam-se de frutas, tomates, ovos e chicória. Chegam a ingerir aproximadamente 30% do peso de seu corpo, em alimentos, em um único dia.
  Possuem hábitos diurnos, são arborícolas e gregários, ou seja, vivem em grupos. Estes grupos geralmente são compostos de cerca de 30 indivíduos, mas podem variar de 5 a 45. Possuem uma cauda preênsil e longa, de até 65 cm, que funciona como um quinto membro, pois conseguem: se dependurar nas árvores, enquanto colhe as folhas e frutos de que se alimenta, trepar nas árvores, ou se agarrar a um galho enquanto dorme. No chão costumam andar de forma bípede e emitem cerca de 14 tipos de vocalizações diferentes.
  A gestação dura 220 dias, nascendo geralmente um filhote. Ele permanece agarrado à mãe, que o amamenta ao longo de 9 a 12 meses. Ao nascer, o filhote pesa cerca de 140 g, mas o peso em um animal adulto chega até 10 kg nos machos. Atingem a maturidade sexual após os 5 anos e chegam a viver 24 anos.

Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário