Campanha

Campanha

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Estudo do Meio – Visitação ao Zoológico de São Paulo


Iniciando nosso Projeto Interdisciplinar, preparamos esta atividade de incentivo e capacitação para bom desenvolvimento dos alunos.

Este estudo, realizado em março deste ano, consistiu em uma atividade de campo nunca realizada antes pelos alunos do nosso Colégio: conhecemos os “Bastidores do Zoológico”.

Durante o estudo, os alunos realizaram as seguintes atividades monitoradas:
  • Aula de anatomia - animais invertebrados
  • Visitação na cozinha do zoológico onde são preparadas as refeições dos animais
  • Visitação na Fábrica   de rações 
  • Aula no Biotério
  • Área de reprodução animal
  • Observação dos animais no Parque- registro sobre animais
Foram momentos de reflexão e conhecimento muito positivos para todos nós, que resultaram no material base para desenvolvimento do nosso projeto.

Resumo:
Poucas experiências são tão significativas, para os alunos, quanto uma visita ao Zoológico de São Paulo. Apreciar a diversidade da fauna cria um vínculo poderoso e universal com a natureza. Localizado em uma área de Mata Atlântica original, o Zoológico de São Paulo é o maior do Brasil com área verde e útil para visitação e estudos do meio. Possui mais de 400 espécies animais, aves e répteis. O Parque aloja as nascentes do histórico riacho do Ipiranga e a mata abriga animais nativos de vida livre, formando uma fauna paralela. Seu grande mérito está no tratamento dado aos animais que vivem em recintos e terrários amplos semelhantes ao habitat natural, melhorando a qualidade e expectativa de vida dos mesmos. A qualidade de serviços prestados à população de animais é excepcional, o que auxilia o trabalho da escola no estudo do meio.
Objetivos:
·         Desenvolver a capacidade de observação, registro , pesquisa e o raciocínio científico.
·         Observar o modo de vida, alimentação e características dos diferentes animais, percebendo a interligação entre si.
·         Despertar a consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente e do respeito à natureza.
·         Mostrar o homem como uma das formas de vida do universo.
Estrutura da Atividade:
Esta atividade visa complementar um possível trabalho que venha sendo desenvolvido em aula. Portanto, a visita ao Zoológico de São Paulo, seria uma complementação, uma maneira de relacionar o conteúdo teórico com a prática.
        Organização da Classe:
Grupos de no máximo 15 alunos, acompanhados de um professor ou monitor.
Formas de Registro:
Anotações em fichas registro.
Fotografias
Introdução:
Através da exibição de mais de 3.200 animais, representando 95 espécies de mamíferos, 179 espécies de aves, 74 espécies de répteis, 5 espécies de anfíbios e 2 espécies de invertebrados, em recintos e terrários amplos e semelhantes ao habitat natural, o Zoológico de São Paulo promove a conscientização do público sobre a variedade e diversidade das formas de vida sobre a Terra.
"É importante salientar que o espaço de aprendizagem não se restringe à escola, sendo necessário propor atividades que ocorram fora dela. A programação deve contar com passeios, excursões, teatro, cinema, visita a fábricas, marcenarias, padarias, enfim, com as possibilidades existentes em cada local e as necessidades de realização do trabalho escolar.”(Parâmetros Curriculares Nacionais)
Material:
Fichas registro, lápis, câmera fotográfica.
 Situação-Problema:
·         Como vivem, como se alimentam e quais são as características dos animais observados?
·         A que grupo(mamífero, réptil, ave, etc) cada animal pertence? Que características podemos usar para identificá-los?
·         Como podemos organizar os animais por ecossistemas, para organização de uma teia alimentar?
Ações dos Alunos:
Durante a visitação os alunos devem registrar, em suas cadernetas, todas as observações referentes ao modo de vida, e das características gerais dos animais, conforme a orientação do professor.
Modelo da ficha:
Nome popular:_____________________________________
Habitat / continente ou país:__________________________
Tempo de vida e gestação: __________________________
Alimentação:______________________________________
_________________________________________________
Características observadas dos animais no Zoo:__________
_________________________________________________
Obs.: O número mínimo de registros por aluno é de 5 animais!

Vejam as fotos a seguir:















Nenhum comentário:

Postar um comentário