Campanha

Campanha

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Estudo do Meio - NR Acampamentos



Nos dias 08 e 09 de maio, os alunos do 6° ano participaram do Estudo do Meio, no NR Acampamentos, na cidade de Sapucaí Mirim. Os objetivos da atividade foram: incentivar o aluno a preservar, valorizar e reconhecer em Sapucaí Mirim diferentes realidades que caracterizam o Brasil; analisar as mudanças e permanências da história do lugar, bem como a sua biodiversidade.
Durante os dois dias de acampamento, os alunos puderam vivenciar os principais pontos turísticos e históricos do lugar, conhecer as pessoas e seu modo de viver, a fauna e a flora da região.

Para completar o roteiro de visitação, os alunos conheceram o NR Zoo, especializado em répteis, situado dentro do NR Acampamentos. O conjunto de animais é composto por répteis, como serpentes, quelônios e lagartos, oriundos de outros criadouros regularizados, zoológicos e CETAS-IBAMA. Além da visitação aos animais expostos, os alunos também participaram de uma aula sobre os grupos de répteis existentes na atualidade e sua importância ao meio ambiente. Ao final da aula, os visitantes tiveram a oportunidade de tocar e posar para fotos com alguns dos animais do plantel, tendo uma experiência inesquecível!

Após as atividades desenvolvidas durante o NR Acampamentos e especialmente no NR Zoo, os alunos realizaram atividades refletindo sobre a questão da ética e da bioética em pesquisas científicas e sobre a questão do tráfico de animais.
Ir a campo para aprender na prática um conteúdo que normalmente é aplicado e discutido em sala de aula é um facilitador no processo de assimilação do conhecimento, tanto para os alunos quanto para os professores, pois a aprendizagem em espaços diferenciados é sempre múltipla e significativa.

Veja os depoimentos de alguns de nossos alunos:

O NR Acampamentos foi uma experiência nova e divertida. Todas as atividades propostas foram legais, principalmente a trilha do acampamento, onde pude conhecer um pouco sobre a geografia da região e também o mini zoológico de répteis. Aprendi e me diverti muito.
João Victor So Galdão (162)

Gostei da experiência do Estudo do Meio, pois participei de várias atividades como caiaque, tirolesa e pescaria. Além disso, conhecemos o zoológico com várias espécies de répteis. A atividade do zoológico ajudou muito para o trabalho interdisciplinar.
Matheus Mendes Cicio (163)

Eu achei a experiência do NR muito legal! Aprendi muito com as atividades e gostaria de retornar outras vezes.
Eduarda Pasquarelli (165)

Diverti e aprendi muito com as atividades do acampamento, principalmente porque conhecemos algumas espécies de répteis.
Maria Luisa B. Pereira de Araujo (163)





Nenhum comentário:

Postar um comentário