Campanha

Campanha

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Cachorro do Mato


  Cachorro do Mato - Curiosidades


  


Também conhecido como guaraxaim, graxaim e lobinho, o cachorro-do-mato é um animal típico da América do Sul, sendo encontrado da Colômbia à Argentina. No Brasil, é o canídeo mais comum, podendo ser encontrado em quase todos os estados, menos na Floresta Amazônica. Vive em regiões de campos e cerrados.
Mede até 65 centímetros de comprimento, 40 centímetros de cauda, 40 centímetros de altura e pode pesar até 8,5 quilos. A pelagem é acinzentada, com a região ventral mais clara e uma faixa negra no dorso, que vai da nuca até a cauda. As orelhas são curtas e a cauda possui pelos mais longos do que o restante do corpo. As extremidades das patas são negras.
Tem hábitos crepusculares e noturnos. Vive em bandos familiares liderados por um casal alfa e seus filhotes. Apesar de gregário, caça de forma solitária.
Cachorro do mato são carnívoros que vivem próximo a água onde caça suas presas como capivara, aves, cutias, o modo de vida é em pequenos grupos de até 10 cachorros do mato, são animais que tem vida ativa durante o dia e repousam a noite.
O tempo estimado de vida do cachorro do mato e de dez anos, reproduzem em cada ninhada em média de 3 á 5 filhotes, a mãe é a protetora da cria onde o pai sai para caçar, sendo assim ambos cuidam das suas crias, até que os mesmos possam se cuidar sozinhos. No mundo animal podemos ver várias espécies e várias curiosidades de cada animal.
O cachorro do mato é considerado um animal aquático e terrestre, pois o mesmo pode fazer as suas caças nos rios, lagos e na terra, facilitando suas buscas por comida.

Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário