Campanha

Campanha

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Queixada


     Queixada – Curiosidades

    


  A Queixada é um animal mamífero que é encontrado em algumas áreas da América do Sul e da América Central. Trata-se de um tipo de porco-selvagem que costuma ser visto em bandos. Para se ter uma ideia, esse animal pode viver com outras dezenas da mesma espécie. Já foram vistos grupos com mais de 100 espécimes de Queixada.
Porém, é importante que se destaque que o Queixada não é mesmo que um Javali ou um Cateto. Geralmente, é bastante confundido com os dois parentes próximos que também são porcos-selvagens. O Porco-Monteiro também não está relacionado ao Queixada de maneira alguma.

  Uma das características mais marcantes da Queixada é o fato de ser um animal bastante agressivo quando se sente confrontado. Em geral não há histórico de ataques de Queixadas de forma gratuita ao ser humano. Porém, até saber o que é considerado um tipo de confronto para esse animal…
Se a Queixada estala os dentes (que são bem ameaçadores) pode apostar que ela está nervosa e pretende atacar. Esse estalar de dentes é uma forma de avisar ao oponente que está pronta para o ataque se for necessário.

  A Queixada tem um comprimento de mais ou menos 1 metro, a sua pelagem varia entre tons de preto, cinza e marrom. No seu focinho, é possível observar umas partes brancas. O peso de uma Queixada fica em torno de 40kg. A sua cauda é atrofiada.
  O visual geral da Queixada é bem de porco-selvagem mesmo e lembra bastante um Javali, até por isso, há tanta confusão de pessoas que pensam que se trata do mesmo animal.

  A alimentação desses animais consiste basicamente em raízes, frutas, alguns pequenos animais (bem ocasionalmente) e brotos de plantas. Podemos observar que é um animal com uma dieta variada e centrada em alimentos fáceis de encontrar.
  Além disso, em alguns casos, a Queixada pode chegar até mesmo a se alimentar de carniça e de aves.

   


  Você deve estar curioso para saber por que o nome pelo qual esse porco-selvagem é conhecido é Queixada. Como já dissemos, a Queixada pode ser bastante agressiva quando se sente ameaçada e quando começa a manifestar que não está de bem, ela age de forma a pronunciar o seu queixo.
  Além disso, o animal bate fortemente o queixo, assim foi inevitável lhe chamar de Queixada.

   Um animal que é ativo tanto durante o dia quanto durante a noite, uma espécie bastante territorialista. A forma como esse animal demarca o seu território é através de uma glândula odorífera que deixa um odor característico.
  Quando está em bandos, a Queixada pode chegar a atacar invasores e predadores.

    


    Um dos momentos mais especiais na natureza é a gestação e no caso da Queixada, esse período dura em média 160 dias. Cada gestação pode dar como resultado de 01 a 04 filhotes. Varia bastante de animal para animal.

  Esse é um animal que vive numa situação de ameaça de extinção, pois o seu habitat vem sendo destruído e dessa forma, é bem difícil encontrar alimentos e um lugar seguro para ter os seus filhotes e perpetuar a espécie.
Para se ter uma ideia do tamanho desse problema, existem algumas regiões em que a Queixada já é extinta. Além do desmatamento e destruição do seu habitat, também existe o problema da caça de Queixadas por fazendeiros.
  Como esses animais podem invadir propriedades e causar problemas para as plantações acabam sendo o alvo de vários fazendeiros. Ainda tem a disputa de território e alimentos com o Javali.

   

  Não fossem já todos os motivos que apresentamos acima para justificar a difícil vida das Queixadas e a sua possibilidade de extinção ainda existe o fator comestível. A carne de Queixada assim como a de outros animais silvestres como os Catetos e Javalis é considerada exótica.

   


  www.oeco.org.br 03/07/2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário