Campanha

Campanha

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Jacaré do Papo Amarelo

 JACARÉ DO PAPA AMARELO – CURIOSIDADES



O jacaré-de-papo-amarelo é um jacaré típico da América do Sul. A espécie habita as florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, em lagoas, lagos e rios. É um animal carnívoro que vive aproximadamente cinquenta anos.
São conhecidos por este nome pois, durante a fase do acasalamento, estes animais costumam ficar com a área do papo amarelada.
Mede em média entre 1,5 m e 2,5 m mas já foram capturados exemplares com mais de 3,9 m. Caracterizam-se por possuírem uma mordida forte, podendo partir o casco de uma tartaruga com extrema facilidade.
Apesar da ampla distribuição geográfica, o jacaré-de-papo-amarelo já esteve ameaçado de extinção em virtude da poluição de seu habitat e da caça predatória para a retirada do couro e consumo da carne. Com a proibição da caça a espécie se recuperou e não faz mais parte da lista de animais ameaçados de extinção. O jacaré-do-papo amarelo, juntamente com os outros crocodilianos, se destaca entre os répteis por apresentar cuidados com a sua prole.
 A reprodução do jacaré do papo amarelo acontece entre janeiro e abril. A cada ninhada, a fêmea põe de 20 a 40 ovos. A partir dessa quantidade, apenas um filhote chega à vida adulta. “Apesar de o jacaré de papo amarelo não ter predadores naturais na vida adulta, enfrenta muitos perigos antes disso, como os guaxinins, que comem seus ovos”.
Atualmente, estima-se que existam cerca de 10 mil jacarés do papo amarelo em todo Brasil, sendo que a maioria se encontra no Nordeste. “Como é a região mais quente do Brasil, é mais comum eles ocorrerem aqui. No sul, os jacarés são cada vez mais raros”, alerta Jair. A ocupação do litoral brasileiro tem contribuído para o desaparecimento do animal.

•         O jacaré de papo amarelo coloca os seus ovos debaixo da terra;
•         Ele apareceu há 20 milhões de anos na região onde hoje fica o rio Amazonas;
•         A mãe fica com os filhotes na boca para protegê-los dos predadores;
•         Também pode viver na água salgada;
•         Ataca os animais que se aproximam para beber água;
•        É o único réptil que ataca o homem para se alimentar;
•         Quando fica grande e velho, os índios começam a chamá-lo de "uruaru". Hoje é difícil o jacaré ficar velho no Brasil porque os homens o atacam para tirar a pele dele.

Fundação Parque Zoológico de São Paulo
Texto de Flávio de Barros Molina e Luana Paola
Atualizado por Cybele Sabino Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário