Iniciando nosso
Projeto Interdisciplinar, preparamos esta atividade de incentivo e capacitação
para bom desenvolvimento dos alunos.
Este estudo, realizado em março deste ano, consistiu em uma atividade de campo nunca
realizada antes pelos alunos do nosso Colégio: conhecemos os “Bastidores do
Zoológico”.
Durante o estudo, os alunos realizaram as
seguintes atividades monitoradas:
- Aula
de anatomia - animais invertebrados
- Visitação
na cozinha do zoológico onde são preparadas as refeições dos animais
- Visitação
na Fábrica de rações
- Aula
no Biotério
- Área
de reprodução animal
- Observação
dos animais no Parque- registro sobre animais
Foram momentos de reflexão e conhecimento muito positivos
para todos nós, que resultaram no material base para desenvolvimento do nosso
projeto.
Resumo:
Poucas experiências são tão
significativas, para os alunos, quanto uma visita ao Zoológico de São Paulo.
Apreciar a diversidade da fauna cria um vínculo poderoso e universal com a
natureza. Localizado em uma área de Mata Atlântica original, o Zoológico de São
Paulo é o maior do Brasil com área verde e útil para visitação e estudos do
meio. Possui mais de 400 espécies animais, aves e répteis. O Parque aloja as
nascentes do histórico riacho do Ipiranga e a mata abriga animais nativos de
vida livre, formando uma fauna paralela. Seu grande mérito está no tratamento
dado aos animais que vivem em recintos e terrários amplos semelhantes ao
habitat natural, melhorando a qualidade e expectativa de vida dos mesmos. A
qualidade de serviços prestados à população de animais é excepcional, o que
auxilia o trabalho da escola no estudo do meio.
Objetivos:
·
Desenvolver
a capacidade de observação, registro , pesquisa e o raciocínio científico.
·
Observar
o modo de vida, alimentação e características dos diferentes animais,
percebendo a interligação entre si.
·
Despertar
a consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente e do respeito
à natureza.
·
Mostrar o
homem como uma das formas de vida do universo.
Estrutura da Atividade:
Esta
atividade visa complementar um possível trabalho que venha sendo desenvolvido
em aula. Portanto, a visita ao Zoológico de São Paulo, seria uma
complementação, uma maneira de relacionar o conteúdo teórico com a prática.
Organização da Classe:
Grupos de no máximo 15 alunos,
acompanhados de um professor ou monitor.
Formas de Registro:
Anotações em fichas registro.
Fotografias
Introdução:
Através da exibição de mais de
3.200 animais, representando 95 espécies de mamíferos, 179 espécies de aves, 74
espécies de répteis, 5 espécies de anfíbios e 2 espécies de invertebrados, em
recintos e terrários amplos e semelhantes ao habitat natural, o Zoológico de
São Paulo promove a conscientização do público sobre a variedade e diversidade
das formas de vida sobre a Terra.
"É importante salientar que
o espaço de aprendizagem não se restringe à escola, sendo necessário propor
atividades que ocorram fora dela. A programação deve contar com passeios,
excursões, teatro, cinema, visita a fábricas, marcenarias, padarias, enfim, com
as possibilidades existentes em cada local e as necessidades de realização do
trabalho escolar.”(Parâmetros Curriculares Nacionais)
Material:
Fichas registro, lápis, câmera
fotográfica.
Situação-Problema:
·
Como
vivem, como se alimentam e quais são as características dos animais observados?
·
A que
grupo(mamífero, réptil, ave, etc) cada animal pertence? Que características
podemos usar para identificá-los?
·
Como
podemos organizar os animais por ecossistemas, para organização de uma teia
alimentar?
Ações dos Alunos:
Durante a
visitação os alunos devem registrar, em suas cadernetas, todas as observações
referentes ao modo de vida, e das características gerais dos animais, conforme
a orientação do professor.
Modelo da ficha:
Nome popular:_____________________________________
Habitat / continente ou país:__________________________
Tempo de vida e gestação: __________________________
Alimentação:______________________________________
_________________________________________________
Características observadas dos animais no
Zoo:__________
_________________________________________________
Obs.: O
número mínimo de registros por aluno é de 5 animais!
Vejam as fotos a seguir:
Nenhum comentário:
Postar um comentário