Campanha

Campanha

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Concurso de redação - Proposta

Ao pensar na proposta do Concurso de Redação, os professores de Língua Portuguesa e Oficina de Redação decidiram relacionar o tema para produção ao tema do Projeto Interdisciplinar #abraceobrasil, com o objetivo de tornar a atividade ainda mais significativa para os alunos. Conheça, a seguir, essa proposta de trabalho.   

2o Concurso de Redação do Colégio Sagrado Coração de Jesus

Para aprimorar a prática de escrita e participar do concurso de redação, a proposta é produzir um poema.
O tema da produção é “Olhares sobre o Brasil: um país de histórias para contar”. A partir desse tema, o poema deverá abordar aspectos como a diversidade da fauna e proteção aos animais.  Observe que o tema da redação está relacionado ao projeto interdisciplinar de 2014 “#abraceobrasil”. 
Para contribuir com sua produção e despertar a criatividade, segue uma coletânea de textos relacionados ao tema a ser abordado.
Primeiramente, leia a coletânea. Em seguida, leia a proposta, observe as orientações de produção e planeje seu texto. Após essa etapa, elabore o rascunho, leia o poema produzido, faça os ajustes necessários e passe o texto a limpo na folha indicada.
Boa produção!

Texto 1 – Reportagem

Conheça espécies reais que originaram personagens do filme 'Rio'

Observação das aves em zoológico orientou elaboração da obra.

Antes de criar os personagens de 'Rio', o diretor Carlos Saldanha viajou com sua equipe ao Rio de Janeiro para ver diferentes espécies de aves no zoológico da cidade. O resultado na tela distorceu um pouco algumas características das aves na vida real, em um processo de "liberdade criativa" que Saldanha reconhece e defende a favor da fluidez da narrativa.



Jade e Blu (Foto: Divulgação)


Ararinha-azul ou Cyanopsitta spixii (Foto: Loro Parque Fundación/ Save Brasil/ Divulgação)
Blu é maior do que Jade e seu azul é mais escuro, lembrando outra espécie diferente da ararinha-azul: a arara-azul-de-lear. Saldanha diz que o personagem é um "híbrido" das espécies, recurso necessário para diferenciar macho e fêmea no filme. São originários da Mata Atlântica no Rio de Janeiro e têm patas com dois dedos virados para frente e um para trás. Usa bico para escalar e subir em galhos.


Existia até 2000 em uma área reduzida de Caatinga perto do município de Curaça, na Bahia. Até pesquisadores têm dificuldade para diferenciar macho e fêmea sem analisar o indivíduo de perto. Na natureza, pertencem à família dos psitacídeos, que têm patas com dois dedos virados para frente e dois para trás. Alimenta-se de sementes e frutas. Usa o bico para escalar e subir em galhos.

Rafael  (Foto: Divulgação)

Tucanuçu ou Ramphastos toco (Foto: Arthur Grosset/ Save Brasil/ Divulgação)
Vive na Mata Atlântica do Rio de Janeiro e a personagem fêmea, companheira de Rafael, é mais colorida do que ele. Pratica voos rasantes e tenta ensinar Blu a voar.

Ocorre no Pantanal e é alvo do tráfico de animais. Na natureza, macho e fêmea são idênticos. Faz voos curtos de uma árvore a outra, sem capacidade para longas distâncias.



Pedro (Foto: Divulgação)



Cardeal ou Paroaria coronata  (Foto: Adriano Becker/ Save Brasil/ Divulgação)
Vive na cidade do Rio de Janeiro e tem crista vermelha.
Tem distribuição ampla no Brasil, se alimenta de sementes, tem crista vermelha e é uma ave canora, alvo de passarinheiros ilegais ou registrados que a criam para participar de concursos de canto.


Nico  (Foto: Divulgação)

Canário-da-terra ou Sicalis flaveola. (Foto: Arthur Grosset/ Save Brasil/ Divulgação)
 Vive na cidade do Rio de Janeiro.
Tem distribuição ampla e vive sobretudo em áreas abertas. Se alimenta de sementes e insetos e é uma ave cantora, alvo de passarinheiros ilegais ou registrados que a criam para participar de concursos de canto. Por ser um pássaro alegre, com uma bela plumagem e um canto agradável, é muito comum os homens domesticarem os canários que tornam qualquer ambiente mais feliz. 


Nigel  (Foto: Divulgação)


Cacatua-da-crista-amarela ou Cacatua sulphurea(Foto: photokai/ Flickr Creative Commons)
Agressivo, Nigel é o vilão do filme e ajuda traficantes ilegais de animais silvestres.
Originária da Austrália, existe no Brasil em cativeiro e não é agressiva nem predadora


Texto 2 - Charge




https://www.google.com.br/search?q=tiras+com+animais&rlz acesso em 03/05/14

Texto 3 – Tira                                          


https://www.google.com.br/search?q=tiras+com+animais&rlz acesso em 03/05/14


Texto  4 – Canção

Herdeiros do Futuro

Toquinho

A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Prá viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...
Somos os herdeiros do futuro
E pra esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

Proposta

Usando criatividade, você deverá criar um poema que tenha como tema animais, dando enfoque à importância da fauna brasileira.
Lembre-se que o tema do poema é “é “Olhares sobre o Brasil: um país de histórias para contar”. A partir desse tema, o poema deverá abordar aspectos como a importância dos animais, a riqueza da fauna brasileira, a consciência do ser humano na preservação das espécies, o problema relacionado ao tráfico de animais, etc.
Pense nas reflexões abordadas em sala sobre o projeto interdisciplinar e explore seus sentimentos em relação ao que foi discutido, pois esses elementos servirão de base para a construção do seu poema.


ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO
Atenção: As orientações serão usadas como critérios para seleção dos textos.

1. Tendo como base os textos apresentados na coletânea, faça uma lista com palavras-chave (palavras relacionadas ao tema a ser explorado), que possam ser usadas em seu poema.
2. O poema é um texto que apresenta uma estrutura específica, devendo ser organizado em versos e estrofes. Organize seu poema em três ou quatro estrofes com quatro versos cada.
3. Para garantir que seu poema apresente algumas características comuns a esse gênero textual:
·      atribua rimas (paralelas ou intercaladas) ao final dos versos;
·      empregue o recurso poético da comparação, pelo menos, uma vez.
4. No espaço indicado, escreva palavras-chave que possam ser empregadas em seu poema e, a seguir, elabore o rascunho. O rascunho deverá ser entregue junto à produção final.
5. Para produzir o título, considere as ideias expostas ao longo do poema. Não se esqueça de que é necessário manter a coerência entre o título e o texto para que a sua produção tenha sentido.
6. Faça uma revisão cuidadosa de seu texto. Observe se ele segue a estrutura solicitada e apresenta os recursos poéticos indicados. Verifique, também, se as palavras estão escritas corretamente e se a pontuação está adequada. Além disso, observe se o texto apresenta coesão e coerência.
7. No poema, não devem constar trechos copiados da coletânea.

8.  Após reler o rascunho e realizar as alterações necessárias, passe o texto a limpo no espaço indicado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário