Campanha

Campanha

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Retomando o processo - Relato de alunos

Como tudo começou...

O projeto começou quando fomos ao Zoológico de São Paulo.
Quando chegamos ao local, visitamos a trilha da Mata Atlântica, pois o zoológico tem uma área preservada da floresta. Passamos por essa trilha observando a natureza e os animais que viviam lá.
Depois de fazer a trilha, fomos visitar a cozinha onde os funcionários preparavam o alimento para os animais desse zoológico.
Também visitamos o biotério, onde vimos os animais que eram preparados para serem comidos por outros animais.
Conhecemos alguns animais, como a alia (elefoa), a onça, a girafa e o jacaré do papo amarelo.




No NR...

Quando chegamos ao acampamento, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco sobre o local.
Logo após, fizemos uma trilha dentro da serra da Mantiqueira, observando os animais e as plantas e, ao chegar ao topo da montanha, observamos a cidade lá do alto.
Nós plantamos para preservar a natureza do local.




A palestra...

Tivemos uma palestra com a ONG Assoçiação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis (APASFA). Eles têm uma parceria com a Cruz Vermelha para ajudar animais sem donos e recebendo maus tratos por todo o Brasil. O número de animais resgatados pela ONG foi em média 115 gatos e 120 cachorros.
Além de nos explicar sobre o seu trabalho e propor reflexões sobre o cuidado com os animais, os palestrantes apresentaram o vídeo do site abaixo: 


A campanha de arrecadação...

Os professores propuseram uma campanha para ajudar animais abandonados e resgatados. Todos ficamos animados com essa ideia!
Então, definimos os objetivos, pensamos em um nome, criamos um mascote e, finalmente, iniciamos a nossa “Operação Animal”.

A arrecadação de itens para ajudar aos animais está sendo muito boa, já recebemos muitos produtos para doar às ONGS de animais desabrigados!




Na sala de aula...

Além de todas as atividades diversificadas que realizamos, também aprendemos com as nossas atividades diárias em sala de aula em todas as disciplinas que estão participando do Projeto: produzimos fichas técnicas sobre os animais pesquisados em Inglês e em Espanhol; produzimos poemas para o Concurso de Redação; realizamos a leitura e a interpretação de textos com as professoras de Português e História; entre outras atividades.
                             

   


Finalização do projeto...

Nosso Projeto será concluído no dia da Mostra Cultural. Nesse momento, buscaremos compartilhar com os presentes as nossas experiências e aprendizagens durante a realização do projeto, reforçaremos a nossa Campanha de arrecadação, realizaremos uma Feira de Adoção de Animais e faremos o lançamento do nosso blog (operaçãoanimal.blogspot.com.br).

Aliás, esperamos que façam muitos comentários sobre o nosso trabalho! 






Larissa Tornelli, Letícia de Santis e Manuela Previatti 
Turma 163

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Pesquisa e análise de reportagens e confecção de cartazes

Durante o desenvolvimento do projeto, nas aulas de Português e História, os alunos realizaram diversas atividades de leitura e reflexão sobre diferentes aspectos do relacionamento entre o ser humano e os animais.

Para fechamento desse processo, os alunos pesquisaram individualmente reportagens que tratassem desses diferentes aspectos (cuidados com animais domésticos, tráfico de animais silvestres, animais em extinção, uso de animais em pesquisas, entre outros) e analisaram, em grupos, as reportagens pesquisadas, selecionando três delas para confeccionar cartazes que sintetizassem os conhecimentos construídos.

Observem alguns desses momentos, a seguir.















Concurso de redação - Textos premiados

Conheça, a seguir, os três poemas produzidos pelos alunos do 6o. ano que foram premiados no Concurso de Redação. Ressaltamos que este momento traduz o resultado de um processo de aprendizagem interdisciplinar e é revelador da construção do conhecimento intelectual e da conscientização social de nossos alunos.

Os textos vencedores, do 6o. ano do Ensino Fundamental à 3a. série do Ensino médio, foram publicados em forma de coletânea. Além de terem seus textos publicados, os alunos foram premiados com um vale-livro e receberam homenagens no 4o. Sarau Lítero-musical.


Livro produzido com os textos premiados no
2o. Concurso de Redação do Colégio Sagrado


O maltrato de animais

O animal pode não ser muito meu amigo
nem por isso, faço dele meu inimigo.
Tipo o gato, acho chato,
mesmo assim não maltrato.

Ele precisa de cuidado,
e não ser abandonado.
Não são experiência
nem pra ciência!

Podem não ter capacidade pra pensar como a gente,
mas são muito inteligentes.
Cuide deles porque precisam!
Cuide deles porque necessitam!

Ana Carolina Seixas Souza Brito - Turma 165

A aluna Ana Carolina, recebendo seu prêmio,
pelas mãos da professora Cínthia Siqueira.



A visão de um animal

De galho em galho eu pulo,
riqueza eu não preciso ter.
Posso comer qualquer fruto,
então, por que me prender?

Gosto de voar
livre como o ar,
longe do perigo
procurando um amigo!

Preso em um pote,
como um mascote,
aqui não é meu lugar
minha casa é o mar!

Gabriel Moreira de Ramos - Turma 165

As alunas Beatriz Vidotti e Ana Carolina Seixas realizando a leitura do poema
escrito pelo colega Gabriel Moreira de Ramos, no Sarau Lítero-musical. 




Agora

E agora?

Que o Brasil sobreviveu
 à toda aquela matança,
mas a ilegalidade cresceu
e acabou com a esperança?

E agora?

Que os bichos estão sumindo?
Que a vida está caindo?
E que o roubo, de certa maneira,
acabou com a brincadeira?

E agora?

Que o tráfico tem vários canais,
e que no sofrimento estão os animais?
E que a imaturidade,
acabou com a diversidade?

Mas agora;
Vamos espalhar afora
Que temos que preservar
a  fauna e a flora.

Que tal começar a cuidar?

Sofia de Brito V. Pereira - Turma 166

A aluna Sofia, acompanhada pela professora
Adriana Ozílio, no momento da premiação.

Concurso de redação - Proposta

Ao pensar na proposta do Concurso de Redação, os professores de Língua Portuguesa e Oficina de Redação decidiram relacionar o tema para produção ao tema do Projeto Interdisciplinar #abraceobrasil, com o objetivo de tornar a atividade ainda mais significativa para os alunos. Conheça, a seguir, essa proposta de trabalho.   

2o Concurso de Redação do Colégio Sagrado Coração de Jesus

Para aprimorar a prática de escrita e participar do concurso de redação, a proposta é produzir um poema.
O tema da produção é “Olhares sobre o Brasil: um país de histórias para contar”. A partir desse tema, o poema deverá abordar aspectos como a diversidade da fauna e proteção aos animais.  Observe que o tema da redação está relacionado ao projeto interdisciplinar de 2014 “#abraceobrasil”. 
Para contribuir com sua produção e despertar a criatividade, segue uma coletânea de textos relacionados ao tema a ser abordado.
Primeiramente, leia a coletânea. Em seguida, leia a proposta, observe as orientações de produção e planeje seu texto. Após essa etapa, elabore o rascunho, leia o poema produzido, faça os ajustes necessários e passe o texto a limpo na folha indicada.
Boa produção!

Texto 1 – Reportagem

Conheça espécies reais que originaram personagens do filme 'Rio'

Observação das aves em zoológico orientou elaboração da obra.

Antes de criar os personagens de 'Rio', o diretor Carlos Saldanha viajou com sua equipe ao Rio de Janeiro para ver diferentes espécies de aves no zoológico da cidade. O resultado na tela distorceu um pouco algumas características das aves na vida real, em um processo de "liberdade criativa" que Saldanha reconhece e defende a favor da fluidez da narrativa.



Jade e Blu (Foto: Divulgação)


Ararinha-azul ou Cyanopsitta spixii (Foto: Loro Parque Fundación/ Save Brasil/ Divulgação)
Blu é maior do que Jade e seu azul é mais escuro, lembrando outra espécie diferente da ararinha-azul: a arara-azul-de-lear. Saldanha diz que o personagem é um "híbrido" das espécies, recurso necessário para diferenciar macho e fêmea no filme. São originários da Mata Atlântica no Rio de Janeiro e têm patas com dois dedos virados para frente e um para trás. Usa bico para escalar e subir em galhos.


Existia até 2000 em uma área reduzida de Caatinga perto do município de Curaça, na Bahia. Até pesquisadores têm dificuldade para diferenciar macho e fêmea sem analisar o indivíduo de perto. Na natureza, pertencem à família dos psitacídeos, que têm patas com dois dedos virados para frente e dois para trás. Alimenta-se de sementes e frutas. Usa o bico para escalar e subir em galhos.

Rafael  (Foto: Divulgação)

Tucanuçu ou Ramphastos toco (Foto: Arthur Grosset/ Save Brasil/ Divulgação)
Vive na Mata Atlântica do Rio de Janeiro e a personagem fêmea, companheira de Rafael, é mais colorida do que ele. Pratica voos rasantes e tenta ensinar Blu a voar.

Ocorre no Pantanal e é alvo do tráfico de animais. Na natureza, macho e fêmea são idênticos. Faz voos curtos de uma árvore a outra, sem capacidade para longas distâncias.



Pedro (Foto: Divulgação)



Cardeal ou Paroaria coronata  (Foto: Adriano Becker/ Save Brasil/ Divulgação)
Vive na cidade do Rio de Janeiro e tem crista vermelha.
Tem distribuição ampla no Brasil, se alimenta de sementes, tem crista vermelha e é uma ave canora, alvo de passarinheiros ilegais ou registrados que a criam para participar de concursos de canto.


Nico  (Foto: Divulgação)

Canário-da-terra ou Sicalis flaveola. (Foto: Arthur Grosset/ Save Brasil/ Divulgação)
 Vive na cidade do Rio de Janeiro.
Tem distribuição ampla e vive sobretudo em áreas abertas. Se alimenta de sementes e insetos e é uma ave cantora, alvo de passarinheiros ilegais ou registrados que a criam para participar de concursos de canto. Por ser um pássaro alegre, com uma bela plumagem e um canto agradável, é muito comum os homens domesticarem os canários que tornam qualquer ambiente mais feliz. 


Nigel  (Foto: Divulgação)


Cacatua-da-crista-amarela ou Cacatua sulphurea(Foto: photokai/ Flickr Creative Commons)
Agressivo, Nigel é o vilão do filme e ajuda traficantes ilegais de animais silvestres.
Originária da Austrália, existe no Brasil em cativeiro e não é agressiva nem predadora


Texto 2 - Charge




https://www.google.com.br/search?q=tiras+com+animais&rlz acesso em 03/05/14

Texto 3 – Tira                                          


https://www.google.com.br/search?q=tiras+com+animais&rlz acesso em 03/05/14


Texto  4 – Canção

Herdeiros do Futuro

Toquinho

A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Prá viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...
Somos os herdeiros do futuro
E pra esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

Proposta

Usando criatividade, você deverá criar um poema que tenha como tema animais, dando enfoque à importância da fauna brasileira.
Lembre-se que o tema do poema é “é “Olhares sobre o Brasil: um país de histórias para contar”. A partir desse tema, o poema deverá abordar aspectos como a importância dos animais, a riqueza da fauna brasileira, a consciência do ser humano na preservação das espécies, o problema relacionado ao tráfico de animais, etc.
Pense nas reflexões abordadas em sala sobre o projeto interdisciplinar e explore seus sentimentos em relação ao que foi discutido, pois esses elementos servirão de base para a construção do seu poema.


ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO
Atenção: As orientações serão usadas como critérios para seleção dos textos.

1. Tendo como base os textos apresentados na coletânea, faça uma lista com palavras-chave (palavras relacionadas ao tema a ser explorado), que possam ser usadas em seu poema.
2. O poema é um texto que apresenta uma estrutura específica, devendo ser organizado em versos e estrofes. Organize seu poema em três ou quatro estrofes com quatro versos cada.
3. Para garantir que seu poema apresente algumas características comuns a esse gênero textual:
·      atribua rimas (paralelas ou intercaladas) ao final dos versos;
·      empregue o recurso poético da comparação, pelo menos, uma vez.
4. No espaço indicado, escreva palavras-chave que possam ser empregadas em seu poema e, a seguir, elabore o rascunho. O rascunho deverá ser entregue junto à produção final.
5. Para produzir o título, considere as ideias expostas ao longo do poema. Não se esqueça de que é necessário manter a coerência entre o título e o texto para que a sua produção tenha sentido.
6. Faça uma revisão cuidadosa de seu texto. Observe se ele segue a estrutura solicitada e apresenta os recursos poéticos indicados. Verifique, também, se as palavras estão escritas corretamente e se a pontuação está adequada. Além disso, observe se o texto apresenta coesão e coerência.
7. No poema, não devem constar trechos copiados da coletânea.

8.  Após reler o rascunho e realizar as alterações necessárias, passe o texto a limpo no espaço indicado.